Conheça a Tríade da Mulher Atleta

Conheça a Tríade da Mulher Atleta

A participação feminina nos esportes cresce a cada dia e vem acompanhada pela busca de bons resultados. A pressão pelo bom desempenho e baixo percentual de gordura corporal podem trazer riscos a saúde da mulher fisicamente ativa, desenvolvendo maiores chances de apresentar a tríade da mulher atleta.

A tríade é composta pelo excesso de treinamento (comum entre corredoras de longas distâncias) associado a: baixa ingestão de calorias (dietas restritivas, uso de laxantes e/ou diuréticos), disfunção hormonal (irregularidade ou ausência de menstruação) e osteoporose precoce (tornando as atletas susceptíveis à fratura de estresse).

Mulheres de qualquer nível competitivo podem apresentar uma alteração, devendo ser investigadas e orientadas sobre as demais. Infelizmente o diagnóstico muitas vezes é dado de forma tardia, quando já existe uma fratura de estresse instalada.

O acompanhamento da atleta com um ou mais sintomas é multidisciplinar. Inicialmente a dieta deve ser readequada pelo nutricionista e se necessário, suplementada de cálcio e vitamina D. As alterações hormonais serão acompanhadas pelo ginecologista que avaliará a necessidade de uso de contraceptivo hormonal. Por fim, as alterações ósseas serão avaliadas pelo médico e acompanhadas pelo fisioterapeuta, que através de exercícios irá estimular o aumento da densidade mineral óssea.

Não deixe que a pressa por resultados te impeça de treinar. Respeite seu corpo e fique atenta aos sinais que ele dá. Bons treinos e nos vemos semana que vem.

Andreza

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: