Crioterapia e corrida

Crioterapia e corrida

A aplicação de gelo é uma modalidade prática, antiga e amplamente utilizada no meio esportivo para tratamento de lesões agudas. Ao final de provas longas e intensas é comum ver corredores corajosos encarando a imersão em água gelada para se livrar das dores imediatas. Mas apesar de simples, a utilização do gelo nas diferentes fases recuperação ainda gera algumas dúvidas.

A crioterapia é a aplicação de qualquer substância que remova o calor do corpo e resulte em diminuição da temperatura do tecido. Os principais benefícios são: analgesia, redução de inchaço e edema, redução de rigidez, melhora da amplitude de movimento e diminuição de dores tardias.

Os efeitos fisiológicos dependem do método e tempo de aplicação. Os tipos de crioterapia mais utilizados entre os corredores são:

Bolsa de gelo: indicada para analgesia, diminuição de espasmo e controle de edema. Tempo de aplicação: 20 minutos.

Imersão em água e gelo: indicada para prevenção de dor muscular tardia. Utilizar em pernas, tornozelos e pés. Temperatura ideal: entre 2 e 10° C. Tempo de aplicação: varia entre 5 a 10 minutos.

Massagem com gelo: indicada para reduzir o desconforto após exercícios. Realizar movimentos circulares com a pedra de gelo. Tempo de aplicação: 7 a 10 minutos.

Criospray: indicado pra resfriamento superficial e rápido, reduzindo espasmos musculares. Aplicar a distância mínima de 10 cm da pele. Tempo de aplicação: alguns segundos.

A crioterapia pode ser realizada por qualquer pessoa. Se aplicada corretamente, trará inúmeros benefícios sem provocar reações adversas. Em caso de aumento de sensibilidade suspenda o uso e procure a orientação de um profissional.

Andreza

Anúncios

um comentário

  1. Sidnei Falaschi · · Responder

    Verdade, este segredinho ta me fazendo um bem danado, além da fisio preventiva, vale a pena fazer!

    Curtido por 1 pessoa

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: