Maratona não é uma simples “corridinha”

Maratona não é uma simples “corridinha”

No último domingo, ocorreu a XX Maratona Internacional de SP.

Vendo fotos, vídeos e relatos de amigos, mais uma vez ficou comprovado a seguinte tese: “Maratona não é uma simples corridinha”.

Falando um pouco da parte fisiológica, existem artigos que grifam o seguinte: Quando um atleta termina uma maratona, o corpo fica tão debilitado quanto de um portador do vírus HIV, seu sistema imune fica quase que sem defesa. Por isso, atente-se às condições das quais você se encontra quando termina uma maratona.

Quando se trata da parte física, da execução da maratona em si, a distância exige grande preparo e esta pode levar meses de treinos e ainda assim, não quer dizer que dê certo, corre-se o risco de dar errado.

Uma boa preparação requer no mínimo uns 5 meses, dizem os maiores especialistas. É necessário realizar treinos longos que te colocarão em situação semelhante ao que se passará na prova e precisa de uma boa carga de quilometragem durante esse período.

Procure fazer algumas meia-maratonas antes de encarar os 42k. Amadureça na corrida, treine por alguns anos antes de escolher e se aventurar nessa distância.

Tudo isso contribuirá, para que você não chegue mal, se arrastando, que pare no meio da prova, ou exponha seu corpo a esse stress por muitas horas.

Se prepare para fazer uma prova segura, que lhe traga prazer e lembre-se, contra razão não existe argumentação!

Ruivo

Anúncios

10 Comentários

  1. Sidnei Falaschi · · Responder

    Sim a popularização da Maratona requer cuidados especiais, antes de vender um sonho de completar uma, é preciso saber se a pessoa está preparada a terminar a prova, se treinou, se tem saúde plena, se tem experiência em corridas anteriores, etc…. Pessoas que apenas completam 10k se arrastando não podem correr uma maratona na minha opinião… valeu pelo texto Ruivo!!!

    Curtido por 1 pessoa

    1. Exatamente Sid. O atleta começou a correr ontem, e já que fazer uma maratona, sem respeitar as etapas de amadurecimento!

      Curtir

  2. Maratona é maratona, requer muito esforço e dedicação…

    Curtido por 1 pessoa

    1. Muito preparo, com esforço e dedicação e ainda assim pode ocorrer contratempos…rs

      Curtir

  3. não tenha duvidas correr maratona é ter foco guara é muito treino antes de querer encarar uma maratona não é pra qualquer um não admiro estas pessoas que conseguem completar parabéns porque eu ainda nem tento porque sei que vou ate os 21km depois não consigo um passo a frente rsrs quem sabe mais a frente treino é
    faço bjs

    Curtir

    1. Somos 2, por enquanto fico nos 21k, e parabéns aos guerreiros maratonistas!!!

      Curtir

  4. Adelmo Emídio · · Responder

    Quando vc corre uma maratona vc pode ter duas opiniões sobre ela.
    Ela pode ter sido uma maravilha ou um sacrifício.
    O principal fator que vai definir sua opinião será a preparação que vc fez para completa-la.
    Muitas vezes na preparação o atleta realiza no máximo de 2 a 3 treinos longos de 30km e acha que já está preparado, ou faz 20km de manhã e 20km na tarde e acha que fez um treino de 40km.
    É por esse motivo que existe tanta quebradeira após o km 35 numa maratona.
    Muitos atletas morre de medo do muro dos 32km, na minha opinião não existe muro, oque existe é uma preparação ineficiente.
    Já quebrei muitas vezes numa maratona mas nunca por não estar preparado, os principais motivos sempre temperaturas e problemas orgânicos, mas falta de treino jamais.
    Parabéns pelo texto Ruivo, falou tudo.

    Curtir

    1. Adelmo disso você fala com muito mais propriedade que eu.. rsrs Sabe tudo sobre maratonas, e como disse ainda que preparado outros fatores podem interferir para que a prova não saia como o esperado. Mas antes de tudo se prepara que o negócio é tenso. Abraço!

      Curtir

  5. completar uma maratona dever ser “MARA”! precisa de muita disciplina e treinos, quem sabe um dia…rs valeu pelas dicas!

    Curtido por 1 pessoa

    1. Tenho certeza que quando quiser amiga, conseguirá realizar. O segredo é a preparação!

      Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: