O papel da propriocepção na corrida

O papel da propriocepção na corrida

13.11.2014

A corrida é um esporte em que o corpo tem que se adaptar as mudanças rápidas de direção e a propriocepção é a responsável por solicitar a contração dos músculos nos momentos certos. A musculação e o alongamento auxiliam na busca por bons resultados, porém o treino de equilíbrio ainda é pouco valorizado e muitas vezes esquecido.

A propriocepção é a percepção do corpo no espaço, ou seja, é a capacidade de perceber a posição em que o corpo está sem a ajuda da visão. Os proprioceptores são órgãos sensoriais que transformam estímulo em informação para o sistema nervoso central e ficam localizados na pele, músculos, tendões e ligamentos.

Ao treinar em um terreno irregular, a informação da alteração de posição do pé é enviada ao cérebro, que dá um comando para ajustar a posição da articulação imediatamente. Quando há uma lesão instalada, esta reação de proteção é perdida, aumentando o risco de entorse de tornozelo, estiramentos e até ruptura de ligamentos. Por esse motivo o trabalho de equilíbrio é tão importante, pois além de ser um método preventivo, ajuda o corredor a melhorar a estabilidade das articulações, acelerando a velocidade de recrutamento muscular.

Estes exercícios podem ser realizados em qualquer ambiente e de preferência com os pés descalços. Serão criadas situações de desequilíbrio para estimular a contração muscular e podem ser divididos em níveis de dificuldade, iniciando em estáticos e aos poucos, evoluindo para dinâmicos. Podemos começar o treino com um pé apoiado no solo, fixando o olhar em um ponto à frente, mantendo a posição de 30 segundos a 1 minuto. Se a proposta for cumprida, feche os olhos. Depois mude o tipo de estímulo, utilizando cama elástica, almofada, colchonete ou discos de equilíbrio.

Esta atividade é um ótimo complemento para a corrida. Use a criatividade e não deixe de praticá-la. Bons treinos e até a próxima semana.

Andreza

 

Anúncios

3 Comentários

  1. Sidnei Falaschi · · Responder

    Muito legal, compartilhei!

    Curtido por 1 pessoa

  2. Sandro Pimentel · · Responder

    Muito bom!!!

    Curtido por 1 pessoa

  3. Vesti a carapuça. Boooa!

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: