Dores no joelho? Pode ser a síndrome do trato iliotibial

Dores no joelho? Pode ser a síndrome do trato iliotibial

A síndrome do trato iliotibial é uma condição comum entre atletas que realizam movimentos repetitivos com o joelho, acometendo principalmente ciclistas e corredores.

É caracterizada por dor na região lateral do joelho, causada por fricção excessiva do trato iliotibial com o epicôndilo lateral do fêmur. A fase de apoio da corrida é o momento em que ocorre maior atrito, gerando inflamação.

O quadro clínico é acompanhado de dor a palpação, sensação de queimação ou ferroada durante a atividade física, eventual estalido na face lateral do joelho e em casos mais avançados, pode haver diminuição do desempenho.

Algumas alterações biomecânicas podem predispor a síndrome, podendo originar-se no tornozelo e/ou quadril. O diagnóstico geralmente é clínico e o tratamento conservador, promovendo alivio da dor e correção dos fatores de risco.

Na fase inicial são realizadas modalidades como gelo, liberação miofascial e alongamento da banda iliotibial. O atleta deve experimentar diversas formas de alongamento e definir em qual posição é mais eficiente. Após o controle da dor, deve ser iniciado um programa de fortalecimento, reeducação muscular e treino de gesto esportivo, corrigindo as alterações biomecânicas encontradas.

Em caso de dor persistente no joelho durante a prática esportiva, procure um profissional e realize uma avaliação. Bons treinos e até a próxima semana.

dj

Andreza

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: