Recordes mundiais femininos [CORRIDA] part.2

Recordes mundiais femininos [CORRIDA] part.2

Ainda sobre os recordes mundiais femininos…

Nos 10km a marca é da chinesinha Wang Junxia, alcançado em 1993 na China. Ela tinha apenas 20 anos quando fez a marca de 29’31’’ que dura até hoje, os tempos feitos atualmente pelas africanas não chegam nem perto. Tudo começou no início dos anos 90, Junxia fazia parte de um grupo de atletas chineses que eram treinados por Ma Juren, técnico que utilizava métodos severos no programa de treinamento de seus atletas incluindo agressões físicas. Eram conhecidos como o “Exército de Ma Juren” que ficou marcado mundialmente quando conquistaram várias medalhas nas provas de corrida de fundo no Mundial de Stuttgart-1993. Vale a pena se aprofundar sobre o assunto, costumo dizer que esse período era uma: “Fase negra a se esquecer, com grandes marcas para celebrar”.

Dando continuidade, chegamos à meia-maratona, cujo o recorde pertence à queniana Florence Kiplagat com 01:05.12, alcançado no início desse ano em Barcelona. As 5 melhores marcas mundiais são quenianas, sem dúvida elas reinam nessa distância.

Na maratona existe uma mulher infiltrada entre os homens, Paula Radcliffe, as marcas dessa britânica impressionam o mundo e juntamente com Wang Junxia formam, na minha humilde opinião as duas maiores atletas de todos os tempos, o curioso é que nasceram no mesmo ano e se enfrentaram em Atltanta-96 , mas a chinesa acabou levando a melhor.

As 3 melhores marcas do mundo pertencem a Radcliffe, incluindo a marca que por muitos não seria atingida no novo milênio e recorde atual 02:15.25 em Londres-2003, tempo que continua reinando e aparenta cada vez estar mais longe de ser batido. Só pra se ter noção, quem mais se aproximou desse tempo foi a russa Liliya Shobukhova com 02:18.20 em Chicago-2011. Atualmente as africanas têm dominado as Maiores Maratonas do Mundo, porém, raramente conseguem correr abaixo de 02:20 o que eleva ainda mais os tempos de Paula Radcliffe. Para enaltecer a “rainha dos 42” ainda mais, ela possui o melhor tempo em rua nos 10km, um 30’21’’ alcançado em 2003.

E assim chegamos ao fim dos recordes femininos.

Nos veremos o ano que vem, com muito mais sobre Corrida e Desempenho.

Paula-Radcliffe

Ruivo

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: