Conheça mais sobre a fasceíte plantar

Conheça mais sobre a fasceíte plantar

Após uma prova longa e cansativa, é comum sentir algum incômodo na sola dos pés pelo impacto no chão e fricção contra o tênis de corrida. Mas se mesmo após o repouso este incômodo persistir, é hora de dar mais atenção para o melhor amigo do corredor: seu pé.

A fáscia plantar é uma camada fibrosa, presente na região plantar do pé. Tem como função contribuir para manutenção do arco do pé, armazenar energia e transferir a força do tendão do calcâneo para o antepé. O estresse excessivo e repetitivo da fáscia plantar (como corridas de longas distâncias) pode gerar um processo inflamatório na fáscia, aumentando a rigidez do tecido.

Alguns mecanismos podem sobrecarregar a fáscia plantar, como: aumento ou diminuição do arco do pé, alteração da função dos músculos intrínsecos do pé, inversores do tornozelo e estabilizadores do quadril, diferença de comprimento de membros, encurtamento de tríceps sural, tênis inadequado e sobrecarga de atividade física.

O sintoma principal é dor na superfície plantar do pé, que piora após períodos de descanso sem movimento e descarga de peso, como ao acordar.

Para tratamento, inicialmente é importante recuperar o tecido e reduzir a dor. Portanto as cargas de treinamento deverão ser reduzidas, o treino deverá ser realizado em superfícies mais flexíveis como terra batida e grama e nesta fase os treinos de tiros deverão ser evitados. O tênis utilizado deverá ter um bom amortecimento e ser indicado para o seu tipo de pisada. Para alívio dos sintomas, você poderá utilizar uma bola de tênis ou garrafa congelada para massagear a sola dos pés e realizar alongamento da panturrilha para reduzir a tensão na superfície plantar.

Não ignore os sinais do seu corpo. Em caso de persistência dos sintomas, procure ajuda de um fisioterapeuta. Além de tratar os sintomas, ele te ajudará a corrigir os fatores de risco e evitar novas lesões.

a

Andreza

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: