Sua que é sua

Sua que é sua

Guarulhos é um Camp Nou lotado. Funk, pó e álcool são Neymar, Messi e Iniesta tabelando de primeira. Do outro lado, o Íbis, o pior time do mundo.

Os adolescentes que lotam o Camp Nou vibram ao ver o Barça jogar. Vestem a camisa e cantam todas as músicas. Ficam com os olhos brilhando. Se é que me entendem… Torcer para o Íbis é bem menos atraente. Busão lotado às 5h da matina, trampo para ajudar a família, escola no período noturno, busão lotado às 23h. Bom mesmo é ser do Barça. Os jogadores do Íbis precisam correr mais, para, ao final do mês, ganhar menos. Parece péssimo negócio. Nessas, o Barcelona coloca o Íbis na roda.

Acontece que o Íbis é tinhoso. Está levando um sonoro 5×0, mas continua correndo como se estivesse segurando um empate que vale título. Dá carrinho, chega em todas as bolas, marcação individual.

Sábado tem baile funk no Camp Nou. O melhor pancadão da semana, regado a drogas e vodka com energético. Fora as novinha. É o Barça dando chapéu e rolinho. A torcida delira.

E, apesar disso tudo, doze adolescentes das casas de acolhimento da cidade estavam lá, firmes, na manhã de domingo, para inaugurar o projeto “Sua que é sua”, da Vara da Infância e da Juventude de Guarulhos. Correram os primeiros 5km da vida. Mais que fazer atividade física, a ideia é elevar a autoestima e ampliar a noção de inclusão social de quem diariamente recebe bordoadas de rejeição e vê o cano do preconceito apontado para a própria cabeça. Engatilhado.

Participar de um evento ao ar-livre, num baita domingão de Sol, ao lado de 2500 pessoas, e ainda conseguir um feito que parecia improvável até duas semanas atrás, aumenta o senso de inclusão e o amor-próprio de qualquer um. Ao final, medalha no peito, um deles soltou “Vixi, foi mó da hora! E além de tudo preenche a mente.”

O Íbis conseguiu fazer o primeiro. Chupa, Barça!

PS: Sinceros agradecimentos a ASICS, Nike e Milk Comunicação, que doaram tênis para a molecada. Os adolescentes só souberam que ganhariam tênis depois de toparem se inscrever na prova, para que a participação não tivesse, como único intuito, ganhar um par de tênis.

By Iberê de Castro Dias

10.12.2014

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: