Fuja das dores com a liberação miofascial

Fuja das dores com a liberação miofascial

Sabe aqueles nodulozinhos de tensão que insistem em incomodar após os treinos longos e intensos? Eles têm nome: pontos gatilhos. A boa notícia é que eles podem ser facilmente eliminados com a ajuda da liberação miofascial.

As fáscias são camadas de tecido conjuntivo que revestem e protegem nossos músculos, ossos e órgãos, conectando todos os nossos tecidos e facilitando o deslizamento entre eles. Quando há sobrecarga de treinamento, esforços repetitivos, maus hábitos posturais, fraqueza muscular ou estresse emocional, a fáscia pode se retrair por mecanismo compensatório, gerando pontos de tensão.

Também conhecidos como trigger points, os pontos gatilhos são focos de hiperirritabilidade em um tecido. Quando palpados podem gerar dor local (ponto gatilho latente) e se não eliminados, podem provocar dor espontânea e irradiada para locais distantes (ponto gatilho ativo).

A liberação miofascial dessas bandas de tensão pode ser realizada pela própria pessoa, com a ajuda de um rolo de EVA, stick, medicine ball ou bola de tênis. É necessário fazer uma pressão seguida de um deslizamento profundo do tecido. A duração pode variar de segundos a minutos, dependendo da necessidade de cada indivíduo. O objetivo é devolver a flexibilidade, gerar relaxamento e eliminar as dores pelo aumento de circulação local. A liberação pode ser realizada como prevenção ou tratamento.

É importante identificar e eliminar os nódulos de tensão o mais breve possível, pois a dor nos casos mais crônicos pode vir acompanhada de rigidez, sensação de formigamento e perda de força muscular. E nesse caso, será necessária a ajuda de um profissional.

Realize após os treinos e mande as dores tardias para bem longe. Um ano repleto de saúde para todos nós. Bons treinos e até a próxima semana.

10

15.01.15

Andreza 2015

Anúncios

3 Comentários

  1. Sidnei Falaschi · · Responder

    Demais, amei a matéria, muito útil pra gente que corre por prazer!

    Curtido por 1 pessoa

  2. Obrigada pelos seus comentários positivos, sempre! Amigo e paciente muito querido =)

    Curtido por 1 pessoa

  3. Excelente artigo! Claro, objetivo e muuuuuito útil pra quem tem uma rotina de treinos puxada! Valeu Andreza! 🙂

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: