Fortaleça o core e melhore sua corrida

Fortaleça o core e melhore sua corrida

Você começa a correr e passa a seguir uma planilha. Algum tempo depois, é surpreendido por uma dor nas costas. Toma um relaxante muscular e muda a forma de correr para fugir do incômodo. Em seguida, aparece uma dor no quadril. Faz gelo e volta a treinar. A dor então passa para a fáscia plantar. E começa um ciclo. Alguém já passou por isso?

Inicialmente buscamos saúde e qualidade de vida com a corrida. Conforme o tempo passa, queremos superar os nossos limites, melhorar nossos tempos, correr distâncias mais longas, ir cada vez mais longe. Mas nos esquecemos de dar o suporte necessário ao nosso corpo para esse aumento de carga.

Sem estabilidade muscular, o corpo passa a criar alternativas e modificar os nossos padrões de movimento, sobrecarregando outras regiões. É nesse momento que as lesões começam a aparecer, podendo comprometer o desempenho e até afastar o atleta das suas atividades esportivas.

O core é responsável por garantir a estabilidade dinâmica da nossa coluna. Ele é formado principalmente pelos músculos multifidus, transverso do abdômen, diafragma e assoalho pélvico. Quando ativados em conjunto, esses músculos formam uma espécie de “cinturão de força”, promovendo um controle muscular adequado dos membros superiores e inferiores.

Seguem alguns exemplos de exercícios de estabilização. A prevenção é o caminho. Pois melhor que correr bem, é correr sem dores e pra sempre. Bons treinos e até a próxima semana.

22.01.2015

22.01.2015-2

Andreza 2015

Anúncios

um comentário

  1. Sidnei Falaschi · · Responder

    Muito legal, eu faço 3x por semana exercícios para o core, sensacional!

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: