A relação do valgo dinâmico com as lesões do corredor

A relação do valgo dinâmico com as lesões do corredor

Durante provas de longas distâncias, é comum encontrarmos corredores que desviam o joelho para dentro durante a fase de apoio da corrida. Esta alteração é conhecida como valgo dinâmico e é mais comum entre as mulheres.

O valgo dinâmico de joelho é uma disfunção biomecânica que envolve todo o membro inferior. As causas variam de pé plano a fraqueza muscular do glúteo médio. A consequência é queda contralateral da pelve, adução e rotação interna do fêmur, provocando microtraumas de repetição.

Além da sobrecarga de músculos e tendões, esta condição pode potencializar o surgimento de lesões como: bursite trocantérica, lombalgia, síndrome do trato iliotibial, dor glútea profunda, síndrome femoropatelar, fasceíte plantar, tendinites, dentre outras.

Quando a função de uma articulação do membro inferior apresenta-se inadequada, ela altera a ativação muscular das articulações que estão próximas, e a médio e longo prazo provoca sintomas como dor e desconforto.

O diagnóstico é clínico e composto por exame físico, mensuração de desequilíbrios de força muscular, testes funcionais e avaliação postural.

A reabilitação envolve ativação e fortalecimento muscular, equilíbrio, propriocepção e treinos funcionais para corrigir os fatores de risco e estimular a correção biomecânica durante a corrida.

A identificação desta condição é muito importante para tratamento e prevenção de lesões. Como prevenção, realize o fortalecimento dos músculos glúteo máximo, glúteo médio, quadríceps e tríceps sural.

Bons treinos e até a próxima semana com mais dicas de saúde.

29.01.2015

Andreza 2015

Anúncios

2 Comentários

  1. Sidnei Falaschi · · Responder

    Muito bom, a cada postagem mais assuntos pertinentes!

    Curtido por 1 pessoa

    1. muito interessante…

      Curtido por 1 pessoa

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: