Entorse de tornozelo: como prevenir?

05.02.2015

Entorse de tornozelo: como prevenir?

A entorse de tornozelo é uma ocorrência frequente no esporte, principalmente quando a atividade é praticada em terrenos instáveis, com saltos e mudanças de direção, como a corrida de montanha.

O tipo mais frequente de entorse é por inversão, quando ocorre o giro do pé para dentro. Há também a entorse em eversão, quando ocorre o giro do pé para fora. A lesão é classificada de acordo com a gravidade e dividida em graus I, II e III.

As principais medidas a serem tomadas após o evento são: retirada de carga no membro, elevação, compressão, proteção, repouso e gelo por um período de 20 minutos. Este processo deve ser repetido a cada 2 horas para controle da dor, edema e processo inflamatório.

É importante procurar um serviço médico para avaliação detalhada com exame físico e de imagem, para que seja descartada a possibilidade de uma fratura. O tratamento será baseado no grau da lesão. Geralmente os graus I e II têm indicação de fisioterapia e imobilização e o grau III tem indicação cirúrgica.

Após o primeiro episódio, o atleta fica susceptível a voltar a lesionar-se por déficits neuromusculares. Portanto além de tratar a dor e o edema, é importante restaurar a amplitude e restabelecer a força e propriocepção para evitar novos episódios.

Seguem algumas sugestões de exercícios. Além de melhorar seu rendimento, ajudará a reduzir lesões. Não espere acontecer com você para começar a praticar.

Fica a dica!

Exercícios de força

Podem ser realizados com auxílio de uma faixa elástica. Inicie com 3 séries de 10 repetições, de 2 a 3 vezes por semana.

 05.02.2015-4

Equilíbrio e propriocepção

Podem ser realizados com almofada, cama elástica, disco de equilíbrio ou bosú. Inicie sempre com os dois pés apoiados, próximo a uma parede e com equipamentos mais estáveis. Quando o exercício tornar-se fácil, evolua para apoio unipodal e superfícies mais instáveis. Inicie com séries de 30 segundos.

05.02.2015-6

Andreza 2015

Anúncios

um comentário

  1. Adelmo Emídio · · Responder

    A entorse de tornozelo não parece mas é muito fácil de ser evitado, na maioria das vezes e principalmente com os corredores a principal entorse é o chamado por inversão.
    Durante toda minha vida como corredor amador já perdi a conta de quantas foram as vezes em que torci meu tornozelo, já torci participando de competições, treinamentos e também durante o trabalho, uma vez que durante 25 anos trabalhei andando nas ruas com muitas subidas e descidas.
    Em todas as vezes independente de terem sidas com violência ou não, o pior que acontecia era uma dorzinha no local mas que em alguns minutos depois desapareciam.
    Desde o início durante o aquecimento de um treinamento ou competição sempre procuro realizar exercícios de alongamento para o tornozelo, pois durante a entorse dependendo da gravidade o que mais ocorre é o rompimento, seja ele parcial ou completo dos ligamentos anterior, posterior ou calcâneo sendo que o mais frequente é o calcâneo.
    Durante a entorse se vc não estiver com esses ligamentos flexíveis e alongados as chances de lesões se tornarão muito maiores uma vez que os simples exercícios de fortalecimento apresentados na matéria seja ele com a faixa elástica ou de equilíbrio com a ajuda de equipamentos apenas servirá para fortalecer o tornozelo mas não irá evitar que vc tenha uma lesão na hora da entorse.
    Apenas forçando o movimento de dobrar o tornozelo na lateral para dentro e para fora vc já estará prevenindo em muito, as possibilidades de sofrer uma lesão decorrente de uma entorse.

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: