Lesões musculares e corrida

Lesões musculares e corrida

As lesões musculares são muito conhecidas e temidas entre os corredores. Ocorrem geralmente após uma contração muscular brusca, seguida de alongamento da musculatura oposta, que não resiste à força aplicada e se lesiona.

Durante os treinos para ganho de velocidade, como tiros e intervalados, os músculos ficam sujeitos às forças de aceleração e desaceleração, sobrecarregando principalmente as musculaturas que atuam em 2 articulações: quadríceps, isquiotibiais e gastrocnêmios. Este tipo de treinamento é indicado aos corredores mais experientes, por estarem adaptados aos estímulos e possuírem maior estabilidade articular, comparados aos corredores iniciantes.

As lesões musculares podem ocorrer por alongamento excessivo das fibras, fraqueza muscular, sobrecarga de treinamento, falta de aquecimento, desequilíbrios biomecânicos, traumas, dentre outros fatores. São classificadas em graus: I estiramento, II ruptura parcial e III ruptura total.

O quadro clínico é composto por dor à palpação, inchaço, hematoma e dificuldade em alongar ou contrair o músculo. Se estiver com estes sintomas, procure um fisioterapeuta ou ortopedista para uma avaliação mais completa.

Após a lesão é indicado realizar proteção, repouso, gelo, compressão e elevação do membro acometido para evitar aumento da resposta inflamatória. O tratamento geralmente é conservador e a fisioterapia é orientada para acelerar a recuperação e evitar novos episódios.

Estudos demonstram que o exercício excêntrico produz adaptações musculares que maximizam a prevenção de lesões. Aplique este princípio ao seu treinamento, complemente sua corrida e continue correndo sem lesões.

12.02.2013.3

Seguem algumas sugestões de exercícios para as musculaturas mais acometidas por lesões musculares. Realize o início do exercício de forma mais rápida e retorne o movimento devagar, em torno de 6 a 8 segundos. Realize 3 séries de 10 repetições.

12.02.2015.2

Andreza 2015

Anúncios

um comentário

  1. Sidnei Falaschi · · Responder

    Muito bom como sempre, terei que compartilhar!

    Curtido por 1 pessoa

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: