O joelho do corredor

19.02.2015

O joelho é a articulação mais acometida por lesões no esporte, pois absorve grande parte da energia gerada pelo contato dos membros inferiores com o solo, sobrecarregando a patela e o fêmur. Na corrida, a condição mais comum é a síndrome femoropatelar (SDPF), também conhecida como “joelho do corredor”.

Em geral, esta síndrome afeta pessoas jovens e ativas, em sua maioria mulheres e está associada a atividades repetitivas. Indivíduos com SDFP tipicamente possuem dor atrás da patela que agrava pelo agachamento, subida e descida de escadas ou quando se permanece sentado por um período prolongado. Estalidos ao andar e correr e sensação de areia dentro da articulação também são comuns.

Diversas causas podem estar relacionadas a esta condição: largura excessiva da pelve, pronação exagerada do pé, valgo de joelho (quando o joelho desvia para dentro no momento que o pé toca o chão), fraqueza muscular de quadril e coxa, patela alta, dentre outros fatores.

Para tratar e prevenir é importante melhorar o contato entre a patela e o fêmur. Por isso, além de fortalecer o quadríceps em uma angulação segura, foque também no fortalecimento do quadril para melhorar o alinhamento e reduzir a sobrecarga no joelho. Algumas estratégias como não aumentar o volume de treino de forma brusca, utilizar um calçado com melhor amortecimento, variar a corrida em superfícies que absorvam mais o impacto e pegar leve nos treinos de descida também ajudarão a reduzir lesões no joelho.

Seguem 5 exercícios para fortalecimento do quadril. Podem ser realizados em casa com auxílio de um elástico. Falta de tempo para ir a academia já não é mais desculpa. Bons treinos e até a próxima semana.

19.02.2015-3

Andreza 2015

Anúncios

2 Comentários

  1. Marcia Rodrigues · · Responder

    Materia otima estou passando por essas lesoes fiquei bastante chateada.
    Mas estou fazendo o que é preciso com orientaçao do ortopedista especialista em joelho.
    Esses exercicios sao otimos estou fazendo.

    Curtido por 1 pessoa

    1. Créditos para nossa gde Fisio Andreza…

      Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: