Câimbras: como lidar?

26.02.2013

Você acorda cedo, treina na chuva, no sol, se prepara durante meses e no auge daquela prova tão esperada uma terrível câimbra aparece. Você tenta ignorar, continua correndo, mas ela é tão forte que te obriga a diminuir o ritmo e até parar. Quem já passou por isso?

A cãimbra é um evento comum no esporte, principalmente em atividades de endurance como maratonas, ultramaratonas e provas de triatlon. É caracterizada por uma contração muscular involuntária, inesperada e dolorosa, que pode incapacitar momentaneamente o atleta para a atividade física.

Apesar da grande prevalência, sabe-se pouco sobre as verdadeiras causas. Algumas pesquisas classificam em 5 tipos: eletrolítica (alteração nas concentrações de magnésio, sódio, potássio e cloro), ambiental (temperaturas extremamente altas ou baixas), por desidratação (perda exagerada de fluidos pela transpiração), por fadiga (sobrecarga de exercícios) e metabólica (acúmulo de ácido lático e amônia). A teoria mais aceita é a combinação de fadiga, desidratação e déficit eletrolítico.

Se uma câimbra ocorrer durante seu treino ou prova não deite no chão e se alongue de forma brusca, pois isso pode gerar mais excitação às fibras musculares. Se mesmo ao reduzir o ritmo ela permanecer, realize massagem circular na área afetada e se reidrate com bebida isotônica. Isso trará um alívio rápido, sem que você corra o risco de ganhar um estiramento. Alongamento e compressa com gelo são bem-vindos depois do evento.

Mas melhor do que remediar, é prevenir. Se hidrate bem antes das atividades físicas, se programe para reposição de eletrolítica nos treinos mais longos, aqueça antes, fortaleça a musculatura, alongue em dias específicos, não faça além do que a planilha pedir. Descanse. Respeite seu corpo e corra sem dores e pra sempre.

Andreza 2015

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: