A importância do DAY OFF

Desert Exhaustion

Quando começamos a correr é normal ter vontade de treinar todos os dias, participar de provas todo final de semana e até ignorar o “day off”. Mas vale lembrar que o descanso é uma forma de recuperar as fibras musculares lesionadas e preservar o nosso corpo.

Ao participar de uma prova não programada, além de rever os amigos e acumular mais uma medalha, corremos em uma intensidade muito maior do que estamos acostumados, sobrecarregando nossas articulações e aumentando o risco de lesões. Será que realmente vale a pena?

Apesar da sensação de vazio, os dias de descanso são essenciais para recuperação e evolução do atleta. Dependendo da atividade, é necessário de 24 a 72 horas para que o corpo esteja pronto para receber um novo estímulo. Vale ressaltar que a qualidade do período de recuperação aliada a quantidade de treinos pode melhorar inclusive a sua performance.

A ausência de repouso baixa a imunidade, reduz o desempenho e quanto menos o atleta respeitar, maiores as chances de se machucar. Por isso é comum ouvir que o descanso também faz parte do treino. Afinal, não somos de ferro, certo?

Separe um dia da semana para fazer exatamente nada, sem culpa. Curta seu “day off”, aproveite para dormir até mais tarde, trabalhar no horário de uma pessoa normal e preparar seu corpo para o dia seguinte. Ele vai agradecer e te recompensar.

Bom descanso, bons treinos e até a próxima semana!

Andreza 2015

Anúncios

2 Comentários

  1. Bom dia !!

    Adorei o texto , você sempre dando dicas muito importante para nos corredores.

    Parabéns!!

    Curtido por 1 pessoa

  2. Obrigada Elaine. Se tiver alguma sugestão para os próximos textos, só mandar. bjs

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: