A influência da postura na corrida

13.04.2015

Quando iniciamos nossos treinos, nos preocupamos em seguir a quilometragem da planilha, utilizar um bom equipamento, realizar uma boa alimentação e por aí vai. Entretanto, damos pouca importância para a postura e sua influência na biomecânica da nossa corrida.

Não utilizamos apenas as pernas para correr. Os braços e a parte superior do tronco são muito importantes para uma corrida eficiente. De nada adianta ter pernas fortes e uma passada rápida, se o atleta não possuir um tórax flexível, que permita uma boa expansão pulmonar e troca gasosa eficaz.

Conforme a velocidade e distância aumentam, pequenos erros posturais se tornam evidentes. Se os músculos do tronco e membros superiores cansarem, o corredor passa a assumir uma postura mais cifótica, prejudicando o fornecimento de oxigênio e consequentemente perdendo o desempenho.

Existem diversas técnicas posturais que podem servir de complemento aos treinos. Uma das mais conhecidas é a RPG (reeducação postural global).

O método é realizado por um fisioterapeuta e tem como objetivo o alongamento, fortalecimento dos músculos que promovem o alinhamento postural e melhora da respiração. A sessão normalmente é semanal, tem duração de 1 hora e promoverá melhora da consciência corporal, ganho de flexibilidade e economia de energia.

Alie esta atividade a sua rotina e comprove os resultados. Ótima semana, bons treinos e até a próxima.

Andreza 2015

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: