Vida longa na corrida

americana_0

 

No último domingo, uma vovó americana de 92 anos cruzou a linha de chegada da Rock ‘n’ Roll Marathon e terminou a prova como a mais velha maratonista do mundo.

Em certo momento, achou que seria loucura na sua idade, mas com persistência e ajuda de alguns carboidratos, completou os 42 km muito emocionada.

Atletas como a Harriette nos inspiram a alcançar a longevidade com saúde e disposição. Não existe fórmula mágica, mas alguns cuidados podem contribuir para que a corrida entre na nossa vida e permaneça.

Seguem 5 dicas para te manter saudável e longe de lesões:

1- Aqueça antes dos treinos: o aquecimento prepara o corpo para a atividade física, aumentando de forma gradual a temperatura, o ritmo respiratório e a lubrificação das articulações. Realize caminhada, introduza um trote leve e aumente progressivamente a intensidade.

2- Fortaleça a musculatura: o treinamento de força melhora a estabilidade do nosso corpo, economiza energia, aumenta a eficiência do gesto esportivo e reduz a sobrecarga nas nossas articulações. Realize de 2 a 3 vezes por semana e dê atenção principalmente ao core, glúteos, quadríceps e tríceps sural.

3- Alongue: além de melhorar a mobilidade dos tecidos, diminui as tensões e contraturas musculares, favorecendo o aumento da amplitude de movimento. Apesar de ainda dividir opiniões, pesquisas recentes nos orientam a alongar de forma leve ao final da atividade ou escolher um dia específico para este fim.

4- Se alimente bem: uma alimentação adequada além de oferecer os nutrientes certos, equilibra nossa necessidade energética, permitindo uma melhor recuperação pós-treino. Não pratique atividade em jejum, capriche na hidratação e se necessário suplementar, procure ajuda profissional.

5- Respeite o descanso: o repouso é essencial para recuperar a fibras musculares lesionadas e preparar nosso corpo para receber novos estímulos. O dia de descanso deve ser tão respeitado quanto os outros treinos da planilha. Então aproveite este dia com a consciência tranquila.

Se a corrida nos faz tão bem, por que não praticá-la pra sempre? Bons treinos e até a próxima.

Andreza 2015

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: