BERLIN MARATHON 2017

Está chegando o dia onde as atenções dos amantes da corrida mundo afora estará voltada para Berlim. No próximo dia 24 acontece a prova mais rápida das 6 Majors (Principais Maratona do Mundo).

Pela 1º vez os três líderes do ranking das World Majors estarão lado a lado para um duelo que promete. Eliud Kipchoge (KEN), Wilson Kipsang (KEN) e Kenenisa Bekele (ETH) sem dúvidas são referências atualmente quando o assunto são os 42k. As atenções estão bem voltadas para Kipchoge e Bekele, pouco tem se falado de Kipsang. Quer saber o que acho disso? O cara pode roubar a cena e vamos provar isso com números, já que eles nunca mentem.

Foto: @berlinmarathon

Pensa na regularidade de Kipchoge e na consistência de Bekele… Kipsang une essas características e muito mais.

W. Kipsang não foi dos mais rápidos nas distâncias mais curtas e rapidamente migrou para corridas mais longas. Em 2009 ele atingiu sua 1º grande marca nos 21k (Ras Al Khaimah/EAU), o atleta bateu 58’59” e daí em diante partiu para as maratonas.

O queniano estreou em Paris (FRA)/2010 com 02:07:13 (3º Lugar). Ainda em 2010 ele foi para Frankfurt (GER), venceu a prova e estabeleceu novo recorde para o percurso, 02:04:57.

Em 2011 ele surpreendeu novamente, venceu em Lake Biwa (JAP) com 02:06:13, recorde para o percurso. No 2º semestre decidiu defender o título em Frankfurt e obteve sucesso estabelecendo o 2º melhor tempo da história – maratona – até aquele momento, 02:03:42.

No ano seguinte mais uma vez deu show. Venceu London Marathon (GBR) (Major), completando os 42k em 02:04:44 e meses depois foi Bronze na olimpíada da capital britânica.

W. Kipsang (KEN) x K. Bekele (ETH)

Já em 2013 teve que lidar com altos e baixos, começou vencendo a Meia de NY e foi para Londres como um dos favoritos, entretanto ele foi apenas o 5º Colocado com 02:07:47. Logo depois participou dos 21k em Bogotá, ficou na 5º coloção com 01:05:26, resultado aquém da sua performance, maaaaas em Berlim (GER) veio a redenção. Kipsang quebrou o recorde mundial que pertencia a Patrick Makau no dia 29/09/2013 com a marca de 02:03:23, 15 segundos mais rápido que o tempo de P. Makau.

O ano de 2014 começou e terminou como o anterior, vencendo. Ele estabeleceu um novo recorde para Maratona de Londres, 02:04:29 e no 2º semestre encarou a dura maratona de Nova Iorque (EUA) (Major) e advinha, venceu. EU só acho que quem está lendo esse texto está revendo sua aposta para esse ano, rsrsrs.

Continuando… Na temporada seguinte mais uma vez Maratona de Londres no caminho, porém, dessa vez ele teria um grande adversário que se estabelecia no cenário mundial, seu compatriota Eliud Kipchoge. A diferença entre os dois foi de 5 segundos na prova:
E. Kipchoge 02:04:42
W. Kipsang 02:04:47
No fim do ano foi para Nova Iorque, onde obteve a 4º posição com 02:12:45.

W. Kipsang (KEN) x E. Kipchoge (KEN)

No ano passado lá foi ele para a Major “Preferida”, pela 3º vez consecutiva foi para as ruas de Londres, porém dessa vez não repetiu o desempenho dos anos anteriores e foi apenas o 5º Colocado com 02:07:52. Mas assim como em 2013 a remição veio rápido e Berlim foi o palco. O mundo viu uma grande disputa, Kipsang x Bekele. O etíope levou a melhor com 02:03:03 e Kipsang fez 02:03:13, respectivamente 2º e 4º melhores tempos do mundo.

Finalmente chegamos em 2017.

E ano dele começou como? Com vitória e um tempo surpreendente em Tóquio (JAP), 02:03:58 e novo recorde do percurso.

Vamos lá!
Dentre as Majors disputadas ele venceu todas na 1º vez que correu, ganhou 8 maratonas consecutivas entre 2010-2014, um dos poucos atletas a correr meia para menos de 59 minutos e dono do melhor tempo em 4 grandes Maratonas sendo que duas são Majors (Londres, Tóquio, Frankfurt e Lake Biwa).

Como vocês viram não é a toa que ele é colocado como um dos favoritos ao recorde mundial e a vitória em Berlim. Já enfrentou seus dois adversários desse embate – como descrito acima – e levou a pior nas duas ocasiões.

Vou falar uma coisa pra vocês quem perde nunca esquece. Cuidado com ele!

E não se esquece de dar uma moral pra gente. Como?

Se inscreva no canal – youtube.com/corrakoruivo
Segue noix no Instagram – @corrakoruivo & @baavalini / @roger_ruivo
E curti a page no face – facebook.com/corrakoruivo

Até a próxima time!!!

ROGER RUIVO. Atleta de Fundo, Blogger e Fundador do Corra K.O. Ruivo.

Anúncios

um comentário

  1. Leandro Mario · · Responder

    Será uma disputa ótima, uma pena que irei correr o revezamento pão de açúcar, caso contrário não perderia essa prova por nada . Minha aposta é o e kipchoge, e pode ser que esteja enganado, mas bekele não aguenta os dois. Vamos ver como será.

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: