TOKYO MARATHON/2018

Kipsang abandona, Chumba e Dibaba vencem, Yuta Shitara quebra o Recorde japonês e Amy Cragg esmaga sua melhor marca!

Foi aberta a temporada das World Marathon Majors  e o palco da estréia foi Tóquio/JAP. Dentre as mais rápidas (Tóquio, Berlim, Chicago e Londres) sabemos que Tóquio é a mais lenta apesar da recente mudança no percurso em 2017.

As atenções e expectativas para prova giravam em torno de um nome – Wilson Kipsang (KEN) – porém um abandono no quilômetro 16 do queniano, não só mudou o cenário da prova como a deixou totalmente aberta.

 

Desde o início da prova os coelhos não encaixaram o ritmo proposto, que levaria a passagem de uma Meia pra 01:01:40. A marca alcançada na metade da prova foi 01:02:43 com 15 atletas no grupo líder mais os pacers.

Na marca dos 30k (01:29:19) o último marcador de ritmo se retirou e o pelotão líder foi reduzido a 8 atletas. Os quenianos Dickson Chumba, Amos Kipruto, Kariuki Simon e Gideon Kipketer, os etíopes Feysa Lilesa e Tsegaye Mekonnen e os japoneses Yuta Shitara e Hiroto Inoue.

Mekonnen foi o primeiro a se desgarrar do grupo e logo depois Shitara e o estreante Simon ficaram 10″ atrás dos líderes. Ao atingirem os 35k o pelotão já estava quebrado; Chumba liderava puxando o ritmo e deixando Kipruto e Kipketer desconfortáveis; alguns metros atrás Lilesa e Inoue corriam lado a lado e fechando a fila vinham Simon e Shitara.

Por volta do km 37 começou o show, Inoue ascendeu uma faísca ao atacar o etíope Lilesa e alguns metros depois mais atrás, Shitara botou fogo numa prova que se desenhava com uma vitória de Chumba procedida pela ordem em que cada atleta estava naquele momento, entretanto, essa não era a ideia do Recordista japonês na Meia.

 

Depois de deixar o debutante Kariuki Simon para trás, não demorou muito para Shitara ultrapassar Feysa Lilesa e seu compatriota Hiroto Inoue. A missão a seguir era mais difícil – encostar nos quenianos Kipruto e Kipketer – os atletas quenianos tinham alguns segundos de vantagem.

No quilômetro 39 ele chegou e passou Gideon Kipketer sem enfrentar resistência e na marca dos 40 já era o 3º colocado, 4″ atrás de Amos Kipruto que 800m depois se rendeu ao ataque do japonês.

Daí em diante a briga de Yuta Shitara era contra o relógio já que Chumba tinha mais de 30″ de vantagem a menos de uma milha do fim. Ele seguiu firme empurrado pela torcida que calculava a possibilidade de um novo Recorde Nacional. A passos firmes o japonês só olhou o relógio na reta de chegada e vislumbrou que ele estava a alguns segundos de quebrar um NR que durava mais de 15 anos.

Não bastasse o 2º Lugar em uma das maiores Maratona do mundo, ele quebrou a Marca de Toshinara Takaoka de 02:06:16 (Chicago/2002) e agora tem os Recordes Nacionais da Meia (60:17) e Maratona (02:06:11). Além de Yuta Shitara e Hiroto Inoue que cravaram 02:06, mais 4 japoneses correram em menos de 02:09:00.

No feminino o field não era dos mais fortes e as atenções estavam nas etíopes Dibaba e Aga. Antes das atletas atingirem os 21k, o pelotão líder foi reduzido a 4 atletas Birhane Dibaba, Ruti Aga, Amy Cragg e Shure Demise, na cola dos marcadores de ritmo.

Demise foi a primeira a ficar na marca dos 30k e a americana Amy Cragg era a surpresa por estar suportando um forte ritmo de 3’20″ imposto pelos coelhos.

Dos 30k em diante Dibaba apertou o ritmo e alguns quilômetros depois Cragg acabou ficando, ela não conseguiu suportar o split (5k) de 16’26″ das líderes.

O duelo ficou entre as favoritas Dibaba x Aga. E a vencedora de Tóquio/2015 novamente acelerou o ritmo passando o split (35-40) para 16’22” e deixou sua compatriota para trás.

Birhane Dibaba correu para vitória e ficou a 4” do Recorde do Percurso ao fechar com 02:19:51, logo atrás com 02:21:19 veio Ruti Aga e fechando o pódio a surpreendente Amy Cragg com 02:21:42, que baixou mais de 5 minutos do seu melhor tempo e alcançou a 5º melhor marca de todos os tempos entre americanas.

Classificação

Homens

1 – Dickson CHUMBA (KEN) 2:05:30

2 – Yuta SHITARA (JAP) 2:06:11

3 – Amos KIPRUTO (KEN) 2:06:33

4 – Gideon KIPKETER (KEN) 2:06:47

5 – Hiroto INOUE (JAP) 2:06:54

Mulheres

1 – Birhane DIBABA (ETH) 2:19:51

2 – Ruti AGA (ETH) 2:21:19

3 – Amy CRAGG (USA) 2:21:42

4 – Shure DEMISE (ETH) 2:22:07

5 – Helah KIPROP (KEN) 2:28:58

Não se esquece de dar uma moral pra gente. Como?

Assine o site – www.corrakoruivo.com
Se inscreva no canal – youtube.com/corrakoruivo
Segue noix no instagram – @corrakoruivo & @baavalini / @roger_ruivo
E curti a page no face – facebook.com/corrakoruivo

Até a próxima time!!!

ROGER RUIVO. Atleta de Fundo, Criador de Conteúdo Running e Fundador do Corra K.O. Ruivo.

Anúncios

um comentário

  1. o nome desse japa foi o mais falado dos ultimos dias no mundo das corridas, hehe, com razão, o cara correu muito, quero ouvir mais falar dele por ai..

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: